Laboratório de Tecnologia Mineral

Pesquisadores do LTM/UFRJ tiveram uma participação destacada no XXXI International Minerals Processing Congress (IMPC), realizado de 29/9 a 3/10 em Washington (DC), com trabalhos relevantes em áreas de grande impacto no setor. Esse é o principal congresso na área de tratamento de minérios a nível internacional, realizado a cada dois anos.

Túlio Campos apresentou o trabalho intitulado "A Preliminary Non-linear Model Predictive Control for Pressing Iron Ore Concentrates in an Industrial HPGR", onde foram abordadas soluções inovadoras para o controle preditivo em prensas de rolos (HPGR). Além disso, ele presidiu a Sessão Comminution II (HPGR Technology), que discutiu os avanços e desafios dessa tecnologia.

Victor Rodriguez trouxe uma contribuição importante com o estudo "Predicting the Performance of an Industrial HPGR with Severely Worn Rollers Using DEM", no qual foi analisado o desempenho de prensas de rolos com desgaste severo, utilizando simulação por método de elementos discretos (DEM).

Rodrigo Carvalho, por sua vez, apresentou o trabalho "Dynamic Simulation of Multicomponent Grinding Circuits Using Dyssol", abordando o uso de simulação dinâmica em circuitos de moagem multicomponentes, um campo que promete otimizar processos industriais de maneira significativa.

Além das apresentações, os três pesquisadores representaram o LTM/UFRJ no workshop organizado pelo Global Comminution Collaborative (GCC), onde discutiram temas fundamentais com parceiros da indústria. Nesse encontro, Rodrigo Carvalho apresentou uma proposta para a implementação de uma plataforma de simulação dinâmica em colaboração com a DyssolTec, reforçando a importância da inovação tecnológica no setor.

Por fim, Luís Marcelo Tavares foi eleito para fazer parte do IMPC Council, conselho formado pelos três presidentes dos congressos anteriores, além de oito membros eleitos. Ele participará desse conselho, que trata da escolha dos países-sede e de tratativas com os organizadores, de 2024 a 2028.

Essa participação no IMPC é um marco importante para o LTM/UFRJ, destacando a relevância da pesquisa acadêmica em colaboração com a indústria para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de processamento mineral.